sexta-feira, 17 de agosto de 2012

AOS LEITORES DO "BOCA DE LEÃO!

Temos aqui mais um desafio, como disse nossa saudosa Cora Coralina:

Querido leitor, se você desejar nos seguir, clique no canto direito da margem superior. Informamos que todas as informações referentes às atividades da "Oficina Literária Boca de leão", poderão ser encontradas em cada página de sua preferência. Por exemplo, se você deseja saber o que está sendo trabalhado em grupo, é só abrir o assunto referente à sua busca. Na página sobre o nascimento desta oficina, você poderá sanar dúvidas sobre o cronograma de todas as ações, ler informações em geral, ver fotos, entre outros.

Para tanto, é necessário que vc abra sempre as mesmas páginas, já que elas estarão sendo alimentadas diariamente.

OBS. A parte documental (Atas,  fichas de inscrições, listagem dos integrantes, lista de endereços...) desta oficina, está sob a responsabilidade de Evandro Jair Duarte, o qual estará á sua disposição para possíveis esclarecimentos. Qualquer interesse sobre o andamento dos trabalhos literários, é só entrar em contato com a Coordenação ou deixe sua mensagem.

POR QUE "BOCA DE LEÃO"?

No decorrer da Abertura desta Oficina, muitos ficaram intrigados com a escolha do nome. Alguns calaram e outros se arriscaram à perguntar. E ao deparar-me com uma gama de significados, e sabedora de que tudo o que tem nome, se não existe, já existiu um dia, é que mergulhei na pesquisa.  Por isso, saliento que este nome foi adotado, não por se tratar de uma boca de leão feroz, mas sim pelo fato desse felino expressar segredos que só a Mãe-Natureza conhece. Ao tratar-se de uma flor, teremos a expressão da sensibilidade e da beleza cheia de cores.

Referendando a "Boca" do majestoso e poderoso felino, "Leão" é um símbolo solar e luminoso. Rei dos animais, que traduz sabedoria, poder e justiça, mas também orgulho, domínio e segurança.

Nas várias culturas religiosas do mundo, o leão está associado à figura do pai, do mestre, do chefe ou do imperador, que pode ser protetor ou tirano. Por isso, é comparado a Krishna na literatura épica indiana, a Buda e a Cristo, chamado de Leão de Judá. No Islão, o leão de Alá é Ali, genro de Maomé, e na literatura cristã, os anjos são os leões porque transportam e transmitem a palavra divina, ao mesmo tempo que preservam os segredos de Deus, como o leão apaga o rasto das suas patas quando é perseguido.

No Livro do Apocalipse, o trono de Deus é guardado por um leão e, em Ezequiel, o carro de Jeová é conduzido por animais fantásticos de quatro caras, uma das quais com o aspeto de leão. As armas da Índia têm a esfinge de três leões simbolizando o triunfo da verdade.

Os leões são um símbolo de realeza e eram representados montados por heróis, reis e deuses, ou junto aos seus tronos. Salomão tinha o seu trono ornamentado por um leão como também acontecia com a realeza francesa. O trono de Buda era representado por um leão e a força da Shakti, a energia divina feminina, era comparada à força do leão.

O leão é símbolo de justiça e de lei divina que se projeta no espaço e no tempo de forma constante e absoluta. Entre os hindus, o leão é um dos aspetos da deusa Maya na manifestação do seu Verbo, mas também representa a avidez e o apetite incontrolado quando é pisado por Shiva. Para os africanos, o leão simboliza a sabedoria divina e no antigo Egito eram representados aos pares de costas um para o outro, um virado para Ocidente e outro para Oriente.

No Extremo Oriente, o leão está nas suas qualidades associado ao dragão, sendo um protetor das energias negativas. No Japão, as danças do leão celebram o início do novo ano, afastando a desgraça e trazendo a saúde e a felicidade. Enquanto quinto signo do Zodíaco, o leão é regido pelo Sol e simboliza a alegria de viver, o orgulho, a ambição e o domínio. Tem como elemento o fogo, que lhe confere elevação, domínio, emocionalidade, atividade e paixão.

Fonte de pesquisa: Leão (simbologia). In Infopédia. Porto: Porto Editora, 2003-2012. http://www.infopedia.pt/$leao-(simbologia)
 
Tenha uma ótima leitura!

Claudete Terezinha da Mata
Coordenadora e Ministrante da "Oficina Literária Boca de Leão"
Equipe de Apoio: Evandro Jair Duarte, Dora Duarte e Saray Martins
Parcerias: FCC, BPSC, SOL

Contato: evandroduarte@fcc.sc.gov.br