sexta-feira, 10 de agosto de 2012

NOSSOS ENCONTROS, DE JULHO A DEZEMBRO DE 2012



OFICINA LITERÁRIA BOCA DE LEÃO
DIA 24 DE JULHO DE 2012

Boca de Leão, um sonho de Claudete Terezinha da Mata, em parceria com o amigo Evandro Jair Duarte, e as amigas escritoras e contadoras de histórias, Dora Duarte e Saray Martins, estará semeando suas sementes no jardim literária cognitivo e imaginário, de seus integrantes e parceiros de todos os momentos.

De mãos dadas, estaremos agregando à oficina de contistas, poetas e cronistas do Estado de Santa Catarina, todas as sementes das mais belas flores, na Ilha de Santa Catarina, um santuário privilegiado pela Mãe Natureza, fértil e rico de natural sabedoria. Na companhia de seus integrantes, inicialmente 20 membros que se reúnem quinzenalmente nas terças-feiras, na Biblioteca Estadual de Santa Catarina, situada na R. Tenente Silveira, Centro de Florianópolis, às 19:00h. Esta Oficina Literária Permanente, estará trabalhando com leitura e produções periodicas, nos seus diferente gêneros, com a promoção de  eventos: Saraus, varais literários, recitais de versos e poesias, apresentações em escolas proferindo debates sobre a arte  literária e a sua importância no desenvolvimento e gosto pela leitura e a arte de escrever. Seu público alvo, diversificado, atenderá educandos do ensino fundamental, médio, EJA, graduandos universitários, profissionais de diferentes áreas e público em geral.

                                         Dora Duarte à esquerda de Evandro Jair Duarte.




ATA - REUNIÃO DE ABERTURA DA OF. LIT.
BOCA DE LEÃO - 24-07-2012

Aos vinte e quatro dias do mês de julho de dois mil e doze, no Auditório da Biblioteca Pública de Santa Catariana, reuniram-se pessoas interessadas em fazer parte integrante da Oficina literária boca de Leão, para conhecerem o programa apresentado pela coordenadora Claudete Terezinha da Mata, cuja apresentação aconteceu com recursos tecnológicos através de slides contendo o conteúdo programático da oficina, para o segundo semestre de dois mil e doze. No intervalo da apresentação, a escritora e parceira neste projeto, Dora Duarte fez um depoimento de complemento ao que ouviu e viu sobre o projeto; em seguida a coordenadora fez duas narrativas cênicas, intercaladas ás suas falas, utilizando elementos mágicos, como: máscara, pandeiro meia lua e um chapéu cinza, com os quais interpretou partes dos contos, sendo esses: "Por que há tantas estrelas no céu?", uma releitura do conto de Leonardo Boff, "Velho João: o filho da bruxa", de autoria da coordenadora Claudete Terezinha da Mata. Em cena, no primeiro conto foram interpretadas as falas do índio Karajá, da raposa e do urubu-rei; no segundo conto foram interpretadas cenas da vassoura bruxólica e da bruxa mãe do velho João, sendo fotografadas partes dos dois contos cênicos, um gênero muito utilizado nos dias atuais, pelos contadores de histórias com objetos de animação. Nesta primeira reunião não foi possível apresentar todo o programa, ficando a parte que trata dos tipos de contos e suas estruturas, para a próxima reunião que acontecerá no dia sete de agosto, às dezenove horas, horário elegido pelo grande grupo. Em atendimento à solicitação do grupo, todos os conteúdos apresentados nas reuniões, serão colocados no "blog da Oficina Literária Boca de Leão", para leitura e pesquisa do público interessado, quando também será feito um Facebook da oficina. Também ficou combinado em grupo, que todos efetuarão suas inscrições no dia sete de agosto, para que possam receber seus certificados pela Fundação Catarinense de Cultura, no final do semestre. a coordenação se comprometeu em se reunir com Evandro Jair Duarte, para as devidas providências. Com o adiantar do horário da reunião, a coordenadora faz a introdução de uma melodia de abertura das reuniões: "Todo mundo conta histórias", de autoria do compositor chileno e contador de histórias, "Pollo", e outra melodia: “Para escrever e contar", criação de Claudete Terezinha da Mata, a qual servirá para o fechamento das reuniões, com a técnica do abraço coletivo, para o cultivo da harmonização em grupo. Ficou estampado no semblante de todos, a surpresa e o acolhimento de todos nesse fechamento, onde todos, ao abraçarem-se, pareciam mais familiarizados e bem diferentes da maneira como chegaram à reunião. Por ser verdade, eu Claudete Terezinha da Mata firmo a presente Ata. Florianópolis, Santa Catarina, 24 de julho de 2012.

CRONOGRAMA DO ENCONTRO DE 2012

 Todos os encontros ocorrerão nas terças-feiras, quinzenalmente, das 19:00h às 21:00h.

* JULHO – 24 (início do semestre)
 
* AGOSTO – 07 e 21
* SETEMBRO – 04 e 18
* OUTUBRO – 02, 16 e 30
* NOVEMBRO – 13 e 27
•  DEZEMBRO – 11 (encerramento do semestre) 

Por ser uma Oficina Literária Permanente, os Certificados serão entregues somente a partir do dia 11 de dezembro de 2012, aos participantes devidamente inscritos na oficina, com presença mínima de 75%, sendo tolerável somente até 4 faltas no decorrer do semestre. E assim, sucessivamente nos anos posteriores.

FICHA DE INSCRIÇÃO
 OFICINA LITERÁRIA BOCA DE LEÃO
Coordenação: Claudete Terezinha da Mata – Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Educacional, escritora, atriz, contadora de histórias cenicas, cronista, poetisa, atriz manipuladora de bonecos contadores de histórias, bonequeira e ministrante de oficinas nas referentes áreas.
Local: Biblioteca Pública de Florianópolis/SC
Horário: 19h às 21h
Nome:.......................................................................................................................................................
Data de Nascimento:................................... RG: ..................................................................................
Formação: ..............................................................................................................................................
Endereço:.................................................................................................................................................
Município: ..............................................................................................................................................
CEP: .............................................
E-mail:.....................................................................................................................................................
Telefone: (.....)................................................. Celular: ........................................................................
 OBS. Os interessados em partipar da oficina, poderão tirar cópia da ficha de inscrição, preencher e entregar á coordenação na reunião de grupo, conforme o cronograma dos encontros anexados a este blog.
ATA - REUNIÃO DE 07 DE AGOSTO

Aos sete dias de agosto de 2012, o grupo literário Boca de Leão iniciou seus trabalhos às dezenove horas, no auditório da Biblioteca pública de Santa Catarina, onde foi apresentado o Cronograma das atividades da Oficina Literária Beca de Leão, processo de avaliação e estudado em grupo, "os diferentes tipos de contos" a serem trabalhados neste segundo semestre de 2012. Nos intervalos de cada tipo de conto, foram apresentados exemplos pela coordenadora Claudete Terezinha da Mata, a qual no decorrer das apresentações, foi chamando outros integrantes para uma participação ativa. Foi a partir daí que alguns integrantes do grupos, deram sua contribuição, iniciando com Saray Martins que narrou uma história cujo personagem principal era uma lagarta, em seguida veio Augusto Abreu com uma poesia, cujo foco era uma taínha assada, depois veio a quarta integrante com o poema de sua autoria, sobre a Lua, e por último, fechando o encontro, Dora duarte contou uma história de assombração, cujo personagem arrepiante era um "ser metamorfoseado em um galo falante", cujo texto será enviado á coordenação por email, para ser postado no blog como apresentação em grupo, para troca de experiências literárias. Este mesmo processo será feito com as demais apresentações, por todos terem se comprometido com o envio de seus contos e poesias apresentadas neste encontro. Por ser verdade, eu Claudete Terezinha da Mata firmo a presente Ata. Florianópolis, Santa Catarina, 07 de agosto de 2012.


DESCRIÇÃO DO CRONOGRAMA - 2012

*  Maio / Julho - Elaboração do Projeto;

* Agosto / Dezembro – Leituras e produções literárias, previamente selecionados por tema, visando os objetivos propostos, com o desenvolvimento de técnicas de produções literárias, técnicas de concentração, atenção, relaxamento, para desenvoltura em cena, como: utilização de planos físicos (alto, médio e baixo), tempo de fala/pausa, impostação e tipo de voz, expressão corporal e facial, utilização de elementos cênicos e o controle do tempo para ambientes de apresentações literárias. 

* Setembro – Organização do I Concurso Literário; Divulgação do regulamento.

* Outubro – Seleção das produções e julgamento; Etapa classificatória; Divulgação dos resultados na Biblioteca e na imprensa; Exposição das produções em “Varal Literário”; Busca de parceiros para a edição da obra literária - Antologia do grupo.

 * Novembro– Produção do Livro;

* Dezembro de 2012 / Março/2013 – Revisão das produções em grupo; Encaminhamento para correção, diagramação, registro, elaboração da capa, edição, elaboração e apresentação do cronograma para 2013.

* Abril / 2013 – Lançamento do livro e entrega de troféus aos integrantes da “Oficina Literária Boca de Leão”.

Neste processo, iremos inserindo os conteúdos estudados em cada encontro, conforme o cronograma de atividades da Oficina.


PROCESSO DE AVALIAÇÃO
* Será feito de maneira espontânea e natural, individual e coletiva pelo esforço de cada um na busca e aquisição de suas capacidades de criação e na crença de seu potencial.
* As demais conquistas serão resultados de todas as buscas e seu empenho. O projeto terá êxito se forem respeitadas as etapas propostas.
 
**********************************************************************************
 
  REVISÃO ENCONTROS DE 2012
 
07 DE AGOSTO
Em agosto, demos início aos trabalhos de estudo, pesquisa e produção literária. Nesse encontro, observamos a necessidade de trabalhar o grupo por este ser composto de novos escritores, e outros com experiência em produções literárias, porém, tambem com necessidades de aprimorar suas práticas.
 
Foi mostrado, na teoria e na prática, algumas narrativas na oralidade, para que os novos escritores pudecem compreender o processo literário ilustrado teóricamente. Dois escritores mais experientes, auxiliaram nas narrações orais.
 
Foi um encontro muito promissor, com a colaboração e atenção de todos. Aqui, ficou esclarecido todos os objetivos da oficina: "Oficina para formação de escritores contadores de histórias". por isso, iniciar todo o processo de aprendizagem, estudando e produzindo diferentes tipos de contos.
 
O grupo saiu deste encontro com sua primeira tarefa: Produção de Contos de Animais, os quais seriam apresentados no encontro posterior. 
 
21 DE AGOSTO

Por inúmeras razões, não foi possível encaminhá-los ás tarefas inerentes ao 1º concurso Literário da Oficina Boca de Leão, ficando para 2013, quando o grupo estará mais afinado com este universo. 
 
Com o estudo dos diferentes tipos de contos, o grupo iniciou sua produção de contos de animais, os quais foram apresentados em grupo, por meio de leitura em voz alta.
 
Para todas as tarefas, foi colocado á diposição do grupo, todos os materiais de fundamentação teórica e prática, necessários à obtenção dos conhecimentos para a realização de todas as propostas em pauta na página "CRONOGRAMA DE ATIVIDADES" deste blog.
 
04 DE SETEMBRO
 
O grupo iniciou o processo de memorização do conto de animais, dando início à produção de um conto de encantamento, que deverá ser lido em grupo, dia dezoito.
 
Neste encontro, haverá dinâmica de grupo com técnicas de memorização dirigida pela coordenação. O grupo não terá que apresentar o segundo conto memorizado, mas terá que trabalhar o texto para os futuros ensaios que possibilitarão o 1º Sarau Literário da Oficina, a ser realizado dia 30 de outubro, das 18h30min às 2h.
 
Cada escritor fará a narração de dois contos: Contos de Animais e Contos de Encantamentos. Esta produção será entregue à coordenação, para revisão literária, já que a proposta inicial, será a coleta deste material para a produção de um livro do "Grupo Boca de Leão", a ser editado em 2013. para a concretização desta 1ª edição, contamos com o apoio da FCC e BPSC.