sábado, 21 de setembro de 2013

II FÓRUM CATARINENSE DO LIVRO E DA LEITURA - 2013

Fórum Catarinense do Livro e da Leitura

 Dia 19 de setembro, Claudete da Mata participou do presente Fórum, onde fez a apresentação da Oficina Literária Boca de Leão, com um breve histórico.



Foi surpreendente ver poucas pessoas neste evento, de interesse de todos os seguimentos da sociedade. Contadores de histórias, por exemplo, estavam presentes: Claudete da Mata (Coordenadora e Ministrante da Oficina Literária Boca de Leão,  Pedagoga e Contadora de Histórias), Cida Facioli e Sérgio Bello, uns 6 bibliotecários, uns 5 Pedagogos, Aproximadamente 6 escritores e outros, totalizando, aproximadamente uns 30 participantes.
Cida Facioli (senhora de óculos - Escritora e Contadora de História do Grupo boca de Leão), Claudete da Mata, Rosângela Cássia (Da Câmara do Livro de SC) e Ana Esther (Escritora Contista).
Auzemir, Bibliotecário da Biblioteca Pública de Sc, apresentando o trabalho que vem desenvolvendo na área de preservação do Patrimônio Literário da Biblioteca, em especial o acervo dos jornais dos séculos 19 e 20 que, por falta de recursos, correm risco de se deteriorarem pela fragilidade, caso os órgãos competentes não providenciem, o mais breve possível, a micro filmagem deste material de pesquisa.
Foram várias apresentações que promoveram a troca de experiências abrangendo o UNIVERSO DO LIVRO, DA LEITURA E DA LITERATURA. Após este espaço, outras providências foram acontecendo até a formação dos GTs (Grupo de Trabalho(s)) para a elaboração de Planos de Livro, Leitura e Literatura. Claudete da mata, Cida Faciolli e Ana Esther ficaram no GT n° 6.  
Dia 20 de Setembro
Assumiu a palavra para repasse de informações de cunho nacional, José Castilho (representante do Ministério da Cultura).
 


 José Castilho