quarta-feira, 2 de outubro de 2013

EVENTOS BOCA DE LEÃO, OUTUBRO - NOVEMBRO DE 2013



29 de Outubro 

Espetáculo - “Para Contar e Imaginar”
 

Grupo Boca de Leão
Sinopse: Entre histórias da memória, mitos, lendas e outras crenças e crendices, o grupo apresenta um espetáculo que pode até parecer um conto de fadas, de fadas abrasileiradas, um convite para uma viagem ao universo dos fios da memória, aqueles contados com o coração, sacudindo o imaginário de cada leitor/ouvinte, sentado numa plateia onde a idade não existe.

São contos de autoria do grupo de escritores-contadores de histórias, da "Oficina Literária Boca de Leão", projeto doado à Biblioteca Pública de Santa Catarina, numa parceria com a FCC e SOL, desde 24 de julho de 2012), sob a coordenação de Claudete da Mata e Evandro Jair Duarte, tendo sua primeira apresentação em 30 de outubro de 2012, estará com sua próxima apresentação em 29 de outubro de 2013, no auditório da Biblioteca Pública de SC. Sua segunda apresentação aconteceu em 6 de agosto/2013, no teatro da UBRO. Assim, neste contínuo, colocamos em cena outras programações abertas ao público.              

                                                 
 
 
Dia 29/10
 Abertura da Exposição Literária! 
 Local: Rol da Biblioteca Pública de SC

                                               Espetáculo
"Para Contar e Imaginar: Contos de encantos e outros contos"


Abertura nos dois períodos: Dança do Boitatá, com Caipora e Curupira!
                 
                                       Narração de Histórias

* Andréa Dias: A Bruxa Maléfica (Conto de Bruxa); Pedro, o Príncipe dos Cavalos (Conto de Encantamento)
* Antonieta Mercês: Polaca; Tartaruga Tatá (Contos de Animais)
Esta Leoa, autora, contadora de histórias e atriz, também estará lançando (no espaço da exposição literária) sua nova produção: MACACO MACA (Gênero Infantil).
* Cida Facioli: Minha Boneca Zizinha (Conto de Infância); Os Sete Cabritinhos (Conto dos Irmãos Grimm)
* Claudete da Mata: Velho João, o Filho da Bruxa (Conto de Bruxa)
* Elena Lamego: “Sara e seu amigo Titó” (adaptação do original “A ciganinha e o Jerico” de António Torrado)

* Luiza Albnara: A Libélula Encantada (Conto de Encantamento); A Pata Felícia (Conto de animais)
* Idê Bitencourt: O Peregrino (Conto Poético); Eram Sete (Conto de Assombração)
* Saray Martins: Quiquita, a porquinha que sabia falar (Conto de Animais)
* Viviane Regina dos Santos: A Bruxinha Macabra e seu Irmão Bombode (Conto Poético)


Horários: Das 09h30 às 11h30 - das 14h às 16h
Público: Faixa etária livre!
                                                              Dia 30/10 

1a Mostra - Na Távola Quadra: Um encontro com Escritores, Contadores de Histórias e outros Atores!

Estarão conosco, falando sobre suas trajetórias no universo literário, e outras artes: ANDRÉA DIAS, ANA ESTHER, ANTONIETA MERCEDES, AUGUSTO DE ABREU, AUGUSTO COURO, ELENA LAMEGO, GLÓRIA PALERMO, LUIZA ABNARA, MARCOS MEIRA, PENINHA COELHO, SÉRGIO BELO.

Cada ator estará falando sobre sua trajetória no universo literário, onde todas as artes se encontram (da infância até a atualidade), mostrando à plateia a existência das possibilidades de se viver com arte, independente da história que cerca a vida de cada sujeito na constituição da sua subjetividade.

Abertura e fechamento: Dança do Ventre, com Glória Palermo e seu Grupo!

Horário: Das 14h às 17h
                                                          Dia 12/11

 Oficina de Literatura Infantil

Público: Grupo Boca de Leão, Convidados e Inscritos no site da BPSC/FCC

Contato: claudete_tm@hotmail.com
Fone: (48) 9600-6680 
Horário: Das 18h às 21h

Local de todos os Eventos: Biblioteca Pública de SC
Endereço: Rua Tenente Silveira, Centro - Florianópolis (SC)
em Frente do ITAÚ BANCO!

Contato: Evandro J. Duarte
Fone: (48) 3028-8062 

                                    RETROSPECTIVA

2012 - 1ª Mostra de Contos promovida pela Oficina Literária Boca de Leão na Biblioteca Pública de Santa Catarina
No palco da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) os alunos da Creche Professor Paulo Michels declamaram e interpretaram a poesia As Meninas, de Cecília Meireles, durante a 1ª Mostra de Contos promovida pela Oficina Literária Boca de Leão, no dia 30 de outubro, das 14h às 16h. Eles também assistiram às apresentações de contadores de história e escritores da oficina, no evento realizado com a finalidade de mostrar o aprendizado adquirido a partir do incentivo à leitura e à escrita. Os alunos frequentam a oficina na Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho, no Estreito. O espetáculo foi coordenado pela pedagoga Claudete Terezinha da Mata, responsável pelas oficinas. Seguiram-se as apresentações das contadoras de histórias e escritoras Saray Martins, com Quiquita, a Porquinha que Pensava; Andréa Cristina da Costa Dias, com Animais em Revolta e Pedro, Príncipe dos Cavalos; e Claudete, com Velho João, o Filho da Bruxa. A história desenhada de O Lápis e o Rato, com a participação da plateia para descobrir o final da narrativa, foi realizada por Myriam Garcia Vianna e encerrou o espetáculo. A mostra também teve espetáculos, pela manhã, para os alunos da Creche Municipal Almirante Lucas, e, à noite, o grupo de adultos da Oficina Literária, realizada na BPSC, mostrou suas produções em roda de narrações e leituras para a plateia.
 
Integrantes do Grupo Boca de Leão, em idade pré-escolar, também apresentaram-se no dia 30 de outubro, com a poesia de Cecília Meireles: "As Meninas", abrindo o Evento no período vespertino.
 A pequena escritora e contadora de histórias, Luiza Abnara, em 2012 na companhia de sua mãe, foi entrevistada pela Rede Record. Veja!
 Filmes, desenhos e documentário servem de inspiração

Muito aplaudida, a aluna Luiza Abnara da Costa Dias encenou o conto de sua autoria "A Libélula Encantada". Com nove anos, ela frequenta o 4º ano e diz que pretende se tornar escritora. Foi levada à Oficina Literária Boca do Leão pela mãe, também aluna, contadora de histórias e autora Andréa Cristina da Costa Dias. A menina se inspirou em filmes, desenhos animados e em um documentário sobre a seca, assistido na televisão, para criar seus personagens, moradores de um lugar distante e com muitas dificuldades pela falta de água. Luiza afirma que pela leitura, na biblioteca da escola e em casa, aprende muitas coisas novas e viaja pelo mundo. “Gosto de qualquer história, desde que seja bem contada.” De acordo com Andréa, a filha nasceu ouvindo histórias contadas pela bisavó, hoje com 90 anos. “Nossa família valoriza a cultura. As brincadeiras com meu pai, que vivia da pesca, eram as rodas de histórias e de repentes. O maior tesouro que pais e professores podem dar aos jovens é a educação e o conhecimento”, ressaltou Andréa. Ela participa do projeto Contém Cultura do Instituto Caracol, em Navegantes, onde mora. Um contêiner, com biblioteca e espaços para cinema, poesia e outras atividades culturais, se desloca pelos bairros levando cultura à comunidade. 

Fonte de informação: http://www.osaberonline.com.br/#!alunos-escrevem-contos-e-fazem-apresenta/c22im

ELABORAÇÃO de Claudete da Mata, 02 de outubro de 2013.