domingo, 15 de junho de 2014

CRONOGRAMA 2014 - OFICINA LITERÁRIA BOCA DE LEÃO



OFICINA LITERÁRIA PERMANENTE DA BIBLIOTECA PÚBLICA DE SANTA CATARINA REGIÃO SUL DO BRASIL
PLANO DE AÇÃO PARA O ANO DE 2014
O cronograma segue com a programação destinada à formação de escritores e contadores de histórias, com estudos teóricos e práticos a partir de 16 de junho, após levantamento pedagógico das maiores necessidades do grupo, realizado de março a maio de 2014.
Uma das necessidades encontradas foi a divisão do processo de formação em dois encontros quinzenais a partir do mês de junho, visando levar o grande grupo à concentração dos estudos e práticas distintas.

OFICINA LITERÁRIA PERMANENTE DA BIBLIOTECA PÚBLICA DE SANTA CATARINA REGIÃO SUL DO BRASIL


Coordenação: Claudete Terezinha da Mata
(e-mail: claudete_tm@hotmail.com)

 
Dois encontros mensais para o processo de formação do escritor/leitor.

Dois encontros mensais para o trabalho da linguagem simbólica, da oralidade e consciência corporal na formação do contador de histórias de qualidade!
 
Precisamos da presença de todos os integrantes Boca de Leão que estarão sendo avaliados a partir da participação nas aulas e na entrega das tarefas
Sempre haverá tarefas a ser entregue na aula seguinte.
As modificações deste cronograma serão avisadas previamente nos encontros e por e-mail.
Os encontros para a formação de escritores serão quinzenais e acontecerão sempre nas sextas das 18h30 às 21h30.
Os encontros de formação de contadores de histórias serão quinzenais e sempre quintas-feiras das 18h30 às 21h.
OBS. Alguns textos serão disponibilizados pela biblioteca, sendo importante tê-los em mãos durante os encontros.
No dia 03 de outubro será indispensável a entrega do conto de autoria - tema de  livre escolha.
Solicitação importante: as pessoas que não puderem comparecer a alguns encontros por gentileza, deverão avisar por e-mail.
As faltas não justificadas prejudicarão a carga horária a ser certificada. Os certificados, com carga horária de 60h para a oficina de criação literária e 40h para a Oficina de Formação de Contador de Histórias, serão entregues no dia 12 de dezembro/2014, conforme cronograma.

Encontros:



DIA 07 DE MARÇO
1 - Abertura do ano letivo com o pronunciamento de todos os membros;
2 - Informes sobre o andamento das nossas ações para 2014: Pronunciamento do Evandro sobre o Planejamento de 2014 com abertura para sugestões dos membros do Grupo;
3 - Produção literária para 2014 (um único conto com categoria - infância, animais, encantamento, assombração - de preferência dos autores e no máximo de cinco folhas);
4 – Fechamento do encontro com uma Dinâmica de grupo: Grande círculo com Maria Júlia ao meio para emissão de energias de cura à Mariani (sua mãe).
DIA 11 DE ABRIL
1 - Distribuição de textos sobre literatura infantil para estudo – Marina Colasanti: A Menina Arco-íris e Ofélia, a Ovelha.
2 - Técnica de criação literária: Elemento inspirador – 1 laço preto e uma sandália de bebê, dentro de um saquinho com estrelas douradas. Com 10 min para a elaboração, em seguida, apresentação da produção ao grupo – leitura do conto.
TAREFA: Leitura do conto “A Menina Arco-íris”, análise literária com preenchimento do Roteiro de Imagem para apresentação oral e debate em grupo.
DIA 16 DE MAIO
* Diálogo sobre o texto Menina Arco-íris – Marina Colasanti – acompanhado de roteiro de imagem para análise em grupo. Relatório registrado no blogger da oficina.
Distribuição de texto para estudo – Cecília Meirelles
DIA 30 DE MAIO
* Contação de histórias pela Trupe Boca de Leão: Claudete da Mata, Andrea Dias, Aparecida Facioli, Idê Bitencourt e Mariani da Cunha, das 14h às 16h, em homenagem aos 160 da BPSC. Recebemos a visita de um grande contador de histórias e ator, o catarinense Joel Vigano, que veio do Rio de Janeiro para estar conosco nessa tarde especial.
DIA 31 DE MAIO
* Aniversário da Biblioteca Pública de Santa Catarina: 160 anos!
Após avaliação do rendimento literário do Grupo boca de Leão, iniciamos uma nova etapa:
16/06 
* Início do curso de formação do contador de história.
27/06 
* Assunto a ser trabalhado neste encontro: Escolha do conto a ser narrado nas apresentações de outubro e novembro; Introdução ao processo de análise literária. (Texto Júlio Cortázar).
* Neste encontro será entregue os contos criados nos dias 11 de abril e 16 de maio, com o auxílio de elementos inspiradores (escrita inconsciente realizada nos 11 de abril e 16 de maio), desta vez para serem escritos dentro do processo de escrita consciente.
10/07 
* Formação do contador de história. (Etapa 1)
11/07  
Encontro Boca de Leão: Estudo sobre análise literária (continuação)
24/07 
* Formação do contador de história. (Etapa 2)
* Aniversário da Oficina Boca de Leão
25/07 
Palestra sobre literatura infantil com a professora Clarice Fortkamp Caldin (UFSC).
07/08
* Formação do contador de história. (Etapa 3)
08/08 
* Discussão sobre as tarefas de análise das estruturas narrativas. (Texto de Cortázar e Calvino).
* Dinâmica baseada no Design Thinking que gerará a definição de tema para produção do conto deste trimestre. (IMPORTANTE QUE TODOS ESTEJAM PRESENTES)
 21/08 
* Formação do contador de história. (Etapa 4)
22/08 
* Possível aula sobre gêneros literários com professor convidado. (verificando a disponibilidade)
04/09 
* Formação do contador de história. (Etapa 5: o grupo terá um espaço maior para a memorização do conto escolhido no mês de julho)
05/09 
* Como analisar narrativas: tema, assunto e mensagem. (Texto Decamerão)
19/09 
* Os tipos de discursos na produção literária.
02/10 
* Formação do contador de história. (Etapa 6)
03/10  
* Fechamento das questões referentes à análise narrativa, exposição de roteiro de análise.
16/10 
Curso: Contadores de Histórias - Apresentação do conto escolhido no mês de julho, para o exercício da prática da oralidade, para as apresentações abertas ao público no dia 29 ou 30 de outubro. Os integrantes estarão escolhendo o dia para apresentarem-se.
* Convites e divulgação para a Távola Quadrada.
17/10 
* Ensaios dos contos a serem narrados pelos contadores de histórias e a Trupe Boca de Leão, no “Dia do Livro e das Bibliotecas”.
* Preparativos: convites e divulgação – Setor Infantil da BPSC; integrantes do curso de formação de contadores e Grupo Boca de Leão.
29/10 
* Das 09h30 às 10h30: Sessão de Contação de Histórias aberta ao público em geral.
* Das 14h30 às 17h: 2ª Mostra da Távola Quadrada “Uma conversa com contadores de histórias, escritores e outros atores”. (As fichas de inscrições serão enviadas por e-mail)
* Das 18h30 às 22h: Oficina de Contação de Histórias Animadas com Dobraduras, professora Irene. (Somente para os integrantes das oficinas do Grupo Boca de Leão)
* Investimento da oficina de histórias com dobraduras: R$ 50,00, com direito à apostila e material de dobraduras. A certificação será dada no fechamento do ano letivo.
30/10 
* Dia do Livro e das Bibliotecas e 3ª mostra “Para Contar e Imaginar”
Manhã: Das 09h30 às 11h - Sessão de histórias de bruxas com a Trupe Boca de Leão e integrantes da oficina de contadores de histórias;
Tarde: Das 14h30 às 15h30 - Narrando histórias com a professora Irene - demonstração da literatura oral com a arte do origami.
Noite: A partir das 19h - recital poético com o Grupo de Poetas Livres, sob a coordenação de Maura Soares, mentora do grupo.
13/11 
* Encontro dos Contadores de Histórias para auto avalição por meio de análise das filmagens das apresentações práticas;
* Entrega do DVD com as filmagens das apresentações para autoanálise.
* Trabalho de Conclusão: "Dossiê" da autoanálise a partir das imagens multimídia (DVD), para apresentação e entrega EM CÓPIA IMPRESSA na próxima aula.
14/11 
* Distribuição de contos de Marina Colasanti, Ana Maria Machado e Ruth Rocha, Cecília Meirelles, Monteiro Lobato e Franklin Cascaes, para análise de estilos literários e debate em grupo - próximo encontro.
OBS. Usar o mesmo Roteiro de Imagem utilizado na análise do conto “A menina arco-íris”, juntamente com o roteiro de Análise literária para clareamento das do processo de criação literária de autoria própria e de outros autores. ATENÇÃO: Este Roteiro deverá ser entregue em cópia impressa no próximo encontro, juntamente com o roteiro da “Menina Arco-íris”.
 
27/11
* Ensaios para a apresentação de encerramento do ano letivo!
28/11
* Entrega do conto para o próximo livro.
* Apresentação dos contos distribuídos por autores e debate em grupo, com a entrega dos Roteiros de Imagens impresso;
Tarefa: Elaboração de um Dossiê (Registro geral) das atividades trabalhadas no decorrer do ano letivo, acompanhado de uma avaliação com sugestões para o próximo ano e uma auto avaliação de suas contribuições e participações nas aulas e nos eventos de 2014.
* Entregar o Dossiê em material impresso, no “dia 12 de dezembro” para todos os grupos: contadores de histórias e escritores (sem apresentação e discussão em grupo).
12/12  
* Encerramento das atividades do ano de 2014 com uma Roda de histórias no Colégio Henrique Stodieck (horário a ser combinado com a direção do colégio).
·* Entrega de certificados a partir das 19h na BPSC, seguido do Coquetel de confraternização entre os Grupos inseridos nas Oficinas Boca de Leão, com revelação de amigos visíveis.
·   OBS. Trazer um prato ou uma guloseima de sua preferência, para socialização em grupo. Teremos a revelação de amigo visível, com a dinâmica em que o participante comprar um presente que gostaria de ganhar. O presente será colocado sobre uma mesa de presentes. Os nomes dos sorteados serão colocados dentro de uma caixa sobre a mesa dos presentes, a qual estará ao lado de outra caixa com tarefas a serem feitas pelo sorteado que não conseguir adivinhar quem comprou o presente por ele escolhido.

ATENÇÃO! As aulas de 2015 terão seu início na primeira quinta-feira e sexta-feira do mês de março. Qualquer mudança de data, o grupo será informado!

QUERIDO LEITOR BOCA DE LEÃO, ESTAREMOS ABRINDO OUTRA TURMA A PARTIR DE AGOSTO!