quinta-feira, 17 de julho de 2014

CULTURA - PATRIONIO DA HUMANIDADE!

A preservação da Cultura é algo que acontece em geral nas classes com maior conscientes de seu significa - cultivar, que vem do latim colere, por isso, cabe-nos ressaltar que, por ser um legado a ser perpetuado por seu povo, cultura é um baú de conhecimentos, arte, crenças, lei, moral aprendida no seio familiar, costumes cotidianos, hábitos e aptidões que adquirimos não somente em família, como também ao fazer parte de uma sociedade: trabalho, escola, lazer... O povo que não preserva a cultura, está sempre em processo de novas aquisições que só a cultura pode oferecer.

Cada lugar, seja um vilarejo ou um país  tem a sua própria cultura, que passa a ser influenciada por uma gama de fatores que aos poucos vão sendo agregados por outros sujeitos. A cultura brasileira, por exemplo, é carregada de valores culturais por ter um povo descendente de várias etnias, povo marcado pela sua pre-disposição à alegria de estar em contato com outros costumes. Isso se reflete também na arte teatral, na música, na dança, em especial o samba que exerce grande influência na cultura brasileira, dentro outros, temos a literatura oral passada de geração à geração. No caso da cultura portuguesa temos o patrimônio musical mais famoso, que reflete uma característica típica desse povo: o saudosismo português.

Neste contínuo, Cultura na língua latina, entre os romanos sempre teve forte sentido relacionado à agricultura, referindo-se ao cultivo da mãe terra, garantindo a produção de alimentos, sendo conservado até hoje ao se referir à cultura da soja,  e do arroz, entre outros...

Em Ciências sociais, por exemplo, Cultura pode ser definida como um apanhado de ideias geradoras de comportamentos e muitos conhecimentos, práticas sociais e tudo aquilo que aprendemos ao longo das nossas experiências, passando às gerações futuras por meio das nossas trocas em sociedade. Seria ela uma herança da sociedade humanidade. 

Em biologia, Cultura significa uma criação de organismos especiais para fins determinados.

Sua principal característica está no mecanismo de adaptação dos sujeitos. Ou seja, a capacidade desenvolvida pelos indivíduos a fim de  responder ao meio de acordo com as mudanças de costumes pela influência de outras culturas... Por que não dizer: possivelmente uma evolução biológica pela cultura ser, também, um mecanismo cumulativo como resultado das modificações passadas por uma geração à outra e assim sucessivamente, quando tudo vai se transformando - hora perdendo, hora agregando outros valores ao  procurar, dessa forma, refinar a vivência e a convivência dasfuturas gerações.

A cultura possui no seu bojo vários conceitos, dentre eles temos ainda a cultura organizacional que nos remete a um  conjunto de padrões seguidos de condições com objetivos de definir a forma de atuação de determinada organização ou empresa.

A cultura, no seu processo contínuo, é um conceito que está em constante desenvolvimento. Com o adiantar do tempo ela passa a ser influenciada por novas ideias as quais dão origem à diferentes maneiras de pensar o mundo, uma gama de fatores inerentes ao desenvolvimento contínuo do ser humano, dando a ele novas oportunidades de crescimento cognitivo, emocional, afetivo, sociais, imaginativo e criativo. E, assim, por meio da cultura, os seres humanos vão aperfeiçoando as suas múlti0plas capacidades, potencializando-se mais e mais. E o ócio sem objetivos perde sua graça!

Após a entrevista sobre "cultura e patrimônio cultural, meu interesse pelo assunto cresceu mais, então comecei a pesquisa aqui e ali, depois pensei: "Nossa, como a arte revigora a mente e faz com que possamos olhar além do nosso umbigo!" Seria essa uma influência exercida pela experiência?

Claudete da Mata