domingo, 12 de outubro de 2014

NOSSA PROPOSTA DE OFICINAS PARA 2015!


OFICINA LITERÁRIA BOCA DE LEÃO – OLBL
OFICINA N° 1: LABORATÓRIO TEMÁTICO - ESCRITA CRIATIVA!

Encontros quinzenais, com início na primeira terça-feira do mês de março de 2015. 

Turma 1: Das 14h às 17h;
Turma 2: Das 18h à 21h. 

Nesta primeira edição do Laboratório, estaremos realizando uma jornada de trabalho literário, cujo objeto servirá para reforçar o Projeto Literária Boca de Leão, que vem trabalhando desde 2012, com tema gênero conto, dando continuidade  aos trabalhos como meio de incentivar novas formas de criação literária para todas as idades, e trazer mais escritores novatos e também os veteranos para darem mais corpo ao processo de escrita criativa.

Este projeto, em forma de laboratório, será aberto à comunidade como forma de incitar a produção literária além da Biblioteca onde o grupo está instalado, bem como em outros grupos que, assim como o Grupo Boca de Leão, também olham o gênero conto não só como uma forma literária, mas também como um microcosmo e ao mesmo tempo um todo, tudo isso por ser fruto de um fato bem narrado.

OFICINA N° 2: ESTUDOS DA NARRATIVA E ANÁLISE LITERÁRIA

Encontros quinzenais, com início na segunda terça-feira do mês de março de 2015.  

Turma 1: Das 14h às 17h;
Turma 2: Das 18h à 21h. 

Estaremos reiniciando a jornada de estudos da narrativa e aprofundamentos do processo de análise de trabalhos literários de outros autores, com o objetivo de tê-los como referência para o refinamento do fazer literário na criação de escritas criativas conscientes.

METODOLOGIA: Estudos por meio de leituras, debates e momentos de criação com técnicas de escrita. Uma delas, como forma facilitadora do imaginário, será a técnica do elemento inspirador, que levou os escritores Boca de Leão, em 2014, à nova forma de olhar o processo de escritura como um momento sagrado.

Em 2015 o Grupo continuará com a coordenação de Claudete T. da Mata, que estará trabalhando para continuar trazendo ao Grupo outros profissionais dedicados à arte do imaginário e da escrita, assim como a Professora Clarice F. Caldin, da UFSC, que estará trabalhando com o Grupo Boca de Leão, por meio de uma Palestra, a "Literatura Infantil," da antiguidade aos dias atuais. Tudo será feito para que o Grupo continue crescendo forte e cada vez mais apaixonado pela arte literária em conjunto com a narração oral.

OFICINA N° 3: FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONTADORES DE HISTÓRIAS

Encontros quinzenais, com início na terceira terça-feira do mês de março de 2015. 

Turma 1: Das 14h às 17h;
Turma 2: Das 18h à 21h. 

Esta Oficina surge com o objetivo de refinar as práticas da oralidade com o apoio de outros elementos para quem gosta de contar histórias animadas.

METODOLOGIA: Todos os momentos estarão acontecendo em forma de laboratório com técnicas e mecanismos que venham desvendar os segredos da narrativa, para o enriquecimento das praticas da oralidade.

Planejamento específico para o desenvolvimento de técnicas da oralidade, como: técnicas de improviso, memorização por meio de estudo do contexto, roteiro de imagem, consciência corporal, vocal, caricatura da voz, aprimoramento do vocabulário, exploração do espaço geográfico, lugar do conto, do corpo e do movimento...

OFICINA N° 4: CONFECÇÃO E MANIPULAÇÃO DE BONECOS CONTADORES DE HISTÓRIAS

Encontros quinzenais, com início na quarta terça-feira do mês de março de 2015. 

Turma 1: Das 14h às 17h;
Turma 2: Das 18h à 21h. 

Trabalhar os limites e as possibilidades do processo de criação do imaginário no desenvolvimento de habilidades criativas.

METODOLOGIA: Os participantes envolvidos no processo de criação e recriação de elementos de animação de contos interativos, sendo inseridos num espaço para apropriação de estilos artísticos/narrativo.

Inicialmente estarão experimentando por meio de técnicas e mecanismos de manipulação de bonecos, a narração de histórias com o auxílio de elementos de animação levados pela ministrante, para que possam se identificar com a prática da oralidade com recursos criativos, como: bonecos, elementos sonoros, panos, peças de roupa, luzes, improvisações, etc.

Os participantes estarão sendo preparados por meio de fundamentos teóricos e práticos interativos, com o objetivo de levá-los à decisão sobre a escolha do elemento de sua preferência, para a confecção de elementos contadores de histórias que estejam voltadas a todos os públicos, em especial a criação de "Bonecos Contadores de Histórias" de estilos diversificados, como: Máscaras, Mamulengos, Aventais, Tapetes, Figurinos Contadores de Histórias, etc. Até onde o imaginário for alcançado.

Neste espaço estaremos trabalhando, além do processo de criação de elementos de manipulação direta, com um planejamento interativo, visando a exploração do imaginário por meio de técnicas de manipulação de elementos neutros, improvisados pelos participantes, na exploração de todas as possibilidades e elementos prontos, com ensaios para a experimentação do material com apresentações abertas ao público, no final do ano letivo.

O aproveitamento de elementos vai desde materiais comercializados até aqueles que prestes a serem jogados no lixo. Em nossa mãos, tudo será transformados em arte que contará para encantar, até mesmo um simples pedaço de pano ou uma folha de papel amassado - elementos que serão transformados pela força do imaginário e da criação individual e coletiva.

A aquisição dos materiais de aprendizagem será de responsabilidade dos participantes que, no primeiro dia de aula, receberão uma listagem de material que será adquirido ao longo de todo o processo da Oficina.  

PÚBLICO ALVO: Professores, graduandos de diversas áreas do conhecimento, contadores de histórias, estudantes em geral e demais interessados.

FAIXA ETÁRIA MÍNIMA:  A partir dos 10 anos (período noturno, menores de idade deverão estar acompanhados de um responsável).

Como faremos?

Todos os participantes que permanecem na Oficina até o final de cada ano letivo, recebem certificações com carga horária compatível ao n° de presença nas oficinas e conclusão das mesmas. 

Todas as atividades do Grupo serão registradas e postadas neste blog e parte delas no Grupo Trupe Literária Boca de Leão, no Facebook Claudete da Matta.

Para participar do Grupo e das Oficinas, é preciso preencher ficha de inscrição e declaração de liberação de uso de imagem, a serem solicitadas por e-mail.
Idealizadora do Grupo Literário Boca de Leão e Coordenadora, Claudete T. da Mata.

Os interessados em participar da Oficina Literária Boca de Leão - Oficina Permanente da Biblioteca Pública de SC, em seus Laboratórios, deverão entrar em contato com a coordenação do projeto, pelo e-mail: claudete_tm@hotmail.com 

 O escritor e poeta, Augusto de Abreu, Presidente da Associação de Poetas, Contistas e Cronistas de SC, apaixonou-se pela vó Filomena e pela Cidorinha!

 Atenção! Este Blog está amparado pela Lei dos Direitos Autorais, nº. 9.610/1998, que determina a proteção autoral independentemente do meio em que estiver localizada a criação literária, inclusive na internet.