quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Dia 6 de Janeiro de 2015, Dia de Reis!

Um dos costumes deixados pelos açorianos, povo simples que veio lá das ilhas dos Açores há mais de 2 séculos, nos deixou muitos dos seus costumes, um deles era este: Nos dias 5 e 6 de janeiro o povo das Vilas saiam com suas cantorias em homenagem aos três Reis Magos.
Dia de Reis x Noite de Reis
Diz a tradição que se colocarmos um pedacinho de casca de romã (pode ser uma inteira) dentro de um saquinho, e oferecer aos três Reis Magos: Baltazar, Gapar e Belchior, pendurando-o atrás da porta de entrada da nossa casa e deixar lá por 1 ano, ele atrairá sucesso profissional e pessoal e você terá uma vida próspera.
Segundo a tradição dos cristãosDia de Reis seria aquele em que o Menino Jesus recebera de madrugada a visita de "alguns magos do oriente" que, segundo as informações bíblicas, foram três Reis que seguiram a grande Estrela Guia que os conduziu até o recém-nascido. A visita acontecera na madrugada do dia 6 de janeiro. Por isso, em muitos lugares do Brasil e do Planeta, na noite do dia 5 de janeiro, entrada da madrugada do dia 6, é conhecida como "Noite de Reis".
Os portugueses, lá em Portugal, costumam fazer o Bolo de Reis, uma grande tradição. Ele é feito e distribuído aos convidados com um brinde e uma "fava". A pessoa que encontra a fava dentro de seu pedaço, é aquela que no ano seguinte deve trazer o Bolo de Reis e oferecê-lo aos seus convidados. Por todo o Brasil é uma tradição as pessoas "cantar o terno de reis" ou, como é conhecido em outros lugares: as «reisadas» cantada de porta em porta.
Os cantadores são convidados a entrar nas casas para cantar e recebem de cortesia dos donos da casa, um refeição com doces, salgados, bebidas variadas, etc. Neste dia é comum as apresentações de peças de teatro popular sobre o tema.
No Brasil, pela Tradição de Portugal, a Festa de Folia de Reis é comemorada com doces e comidas típicas de cada região.
Na minha meninice eu ficava encantada com a cantoria dos Reis Magos.
Em 2016, não quero esquecer de fazer um bolo para comemorar o Dia de Reis e você será meu convidado!

Claudete T. da Mata