segunda-feira, 3 de agosto de 2015

13 de Julho - Espaço de Histórias: Curso de Formação de Contadores de Histórias



























Na segunda-feira de 13 de julho foi ministrada a primeira aula do Curso "Espaço de Histórias" - Formação de Contadores de Histórias, que vai até o dia 23 de novembro, como o repasse de conteúdos teóricos e práticos, técnicas e métodos de narração oral, para os participantes, com encerramento no dia 5 de dezembro, quando os participantes vão estar se apresentando junto aos acadêmicos da ABCH, no evento "Tempo de Histórias". Realizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.
video
video
O curso é uma iniciativa da Academia Brasileira de Contadores de Histórias (ABCH) em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura.

O conteúdo da formação foi elaborado pela contadora de histórias Claudete Terezinha da Mata, Presidente de Honra da ABCH, sendo ministrado pela autora do projeto e pela Vice-Presidente da ABCH, a contadora de histórias Cristina Magdaleno Lopes, com as dinâmicas de grupo.
video
O grupo foi bem receptivo nesse primeiro dia do Curso Espaço de Histórias.
video
Grupo participativo!

O curso surgiu com o intuito de fomentar a formação de novos contadores de histórias e o refinamento da prática da oralidade dos veteranos, também, participantes, sacudir o gosto pelo livro e a leitura, mediar leituras animadas, pesquisar, estudar e incentivar estas atividades de difusão cultural capazes de contribuir com o despertar da sensibilidade humana, o imaginário consciente e o desenvolvimento contínuo da criatividade dos participantes envolvidos nestas atividades em grupo.  
Todos subiram ao palco do teatro Ademir rosa, do Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis/SC e participaram de todas as dinâmicas. 
 Atentos, buscaram fazer o que a ministrante Cristina Magdaleno Lopes orientou.
 Com as Cantigas de Roda - daquelas com contam enquanto todos cantam, o grande grupo (mais de 100 inscritos), conseguiram voltar a "ser criança".
 Eu e a Cristina ficamos orgulhosas de ver o quanto somos capazes, quando efetuamos um trabalho escrito nas linhas das nossas mãos...
 Quatro "mãos unidas" com suas linhas amarradas ao "coração".
 Cristina (à esquerda) e Eu (Claudete, à direita), uma parada para agradecer ao maior contador de histórias, que veio ao mundo para acalmar e levar a fé aos corações que o ouviram no seu tempo.
 Uma amiga da Cristina veio prestigiar a abertura deste projeto que elaborei com o coração.
 Depois do teatro, com os cursistas indo para as suas casas, satisfeitos por essa tarde única, Eu e Cris nos dirigimos ao café e depois ao Cinema do CIC onde recebemos a segunda turma: das 19h às 21h.
 Nesse dia 13 (julho) forma mais 129 inscritos, que foram chegando aos poucos sob a palavra cantada: Sejam Bem-vindos, dindo lelê...
video
A futura Acadêmica da ABCH, Albertina Saudade Fonseca, foi convidada para nos brindar com uma cantiga herdada da cultura portuguesa, que as nossas crianças do interior da Ilha de SC ainda cantam, entretanto as crianças da cidade já não sabem mais.
 Cursistas da noite, estavam atentos a se divertir com a nossa metodologia de transmitir o conteúdo teórico e prático.
video
O conteúdo foi saindo do papel a visitar todos no Cinema do CIC.
Nesse dia, Nesse dia, combinamos muito bem as nossas falas. A Cristina é uma companheira de cena, maravilhosa. Ela é do tipo que deixas o conteúdo brilhar ao sair dos livros, das pesquisas, dos estudos conjuntos, dos dedos comandados pelas linhas das mãos amarradas ao coração. É justamente isto que desejamos estar a passar aos cursistas, nesta "primeira etapa" - trabalhar o processo de constituição do contador - narrador oral consciente do brilho passado por ele à todas as histórias por ele narradas - contadas com a alma e o coração.
Lembrei nesse momento do nosso "Tempo de Histórias", na cidade de Rio D'Oeste de SC/BR. Até comentamos sobre este nosso segundo projeto que vai ao Cinema no primeiro sábado de cada mês, no CIC/FCC - uma parceria amarrada com o coração.

Aqui ensinamos que as estrelas em cena, não são os contadores, mas sim as histórias narradas por eles: uma herança milenar.
Antes de retornar às suas casas, alguns cursistas vieram até nós duas para conversar sobre as suas experiências - um momento que vai ser explorado nas aulas futuras.

A oficina conta com duas turmas, cada uma delas com 137 participantes – previamente inscritos, mas nem todos estiveram presentes nesse dia. O Curso é voltado a todos os públicos, desde professores até alunos com idades a partir de 10 anos (acompanhado de um responsável), profissionais de todas as áreas do conhecimento, pais e comunidade em geral.
Como não consegui inserir o vídeo feito nesse dia 13 de julho/2015, para mostrar a demonstração do meu estilo de narrar, com o conto de Leonardo Boff, estou inserindo este vidéo para que os cursistas possam refletir sobre o conteúdo ligado à práxis da oralidade em cena.

Ao final do curso, os participantes receberão a “certificação de formação”, expedida pela ABCH e parceria. A certificação será de acordo com a carga horária frequentada, com mínimo de 70% das aulas (carga horária inferior não receberá certificado). 

O curso tem duração de 1 ano e 6 meses, sendo dividido em 3 etapas.

*Primeira Etapa:
  • Fundamentos Teóricos X Prática da Narração Oral;
  • Dinâmicas de Grupo - Música, corpo e movimento, consciência corporal e o Narrador consciente;
  • Mediação de Leitura - Voz, fala das personagens, expressões da emoção, postura do leitor mediador em comunhão com o livro, comparar: leitura tradicional x leitura animada;
  • Postura do Narrador Oral - Tradicional X Contemporânea;
  • Contadores de histórias - Tradicional X Cênico
*Cronograma das aulas:

Julho: 13 e 27/07;
Agosto: 10/08 e 24/08;
Setembro: 14/09 e 28/09;
Outubro: 19/10;
Novembro: 09/11 e 23/11.
Dezembro: 05/12 - Encerramento com prática da narração oral: Contos de Natal! 

*Cronograma sujeito a alteração!

* Horário:
Turma 1 - 15h às 17h
Turma 2 - 19h às 21h
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail fabricio@fcc.sc.gov.br ou telefone (48) 3664-2639. 
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC