sexta-feira, 26 de agosto de 2016

15.08.2016 - Segundo encontro do Curso "Espaço de Histórias": Terceira Etapa - Praticando a Arte da Oralidade e da Mediação de Leitura Animada"

Local: Sala de cinema do Centro Integrado de Cultura de Santa Catarina
Turma das 19h às 21h30
Registro feito por Nalin Leal
No Projeto de Formação do Contador de Histórias-Mediador do Livro e da Leitura Animada, também podemos começar o aprendizado das técnicas pelo avesso, aonde os integrantes vão praticando, errando, revisando, se organizando e reorganizando cada momento para o refinamento de suas práxis - Aprendendo a aprender em grupo.
 Técnicas de Mediação de Leitura Animada: Dinamizar a consciência corporal, domínio do empoderamento da voz, do olhar, dos movimentos de entrada e saídas de cada cena a dar vida às personagens, com a alma - do narrador aos diálogos que pedem expressão de sentimentos das emoções e retratação dos fatos, sem faz-de-conta - passar uma realizada sentida pelo Contador de Histórias-Mediador do Livro e da Leitura Animada. É voltar a ser criança e acreditar na existência do improvável, do inacreditável... Dar ao público o que ele vem buscar.
 Foi uma noite de muitas ausências sob justificativas, mas que a minoria não deixou por menos. souberam com sapiência: ouvir, ver, falar, agregar os ensinamentos e a partilhar vivências e saberes inter e intrapessoais. 
 Mediação de Leitura Animada conduzida por Claucimare Santos
 Sob a Orientações da Mediadora-Ministrante, o grupo foi soltando o corpo a desatar os fios da imaginação.
 Após os exercícios em cena, o grupo degustou algumas guloseimas oferecidas pela equipe de trabalho da Fundação Catarinense de Cultura/FCC, uma das Casas do governo de Santa Catarina que oferece apoio às ações da ABCH, cedendo espaço físico, transporte às viagens pelo estado de SC, atenção ao que solicitamos e muita amorosidade humana aos projetos da ABCH.
 Tudo foi fluindo na mesma proporção da turma da tarde, com todos ávidos de vontade de querer mais e mais, fazer acontecer o que os fios da memória estão a nos apontar em cada aula... É o processo de aprender a aprender sempre e sempre, sob as brumas da amorosidade humana amparada pelo Universo Sagrado - aquele conhecido por poucos e muitas vezes ignorados por muitos que tem suas crianças interiores adormecidas.
Coordenação de Claudete T. da Mata - Presidente Nacional-Fundadora da ABCH
Este projeto foi premiado pelo "Edital Todos por um Brasil de Leitor"