sábado, 27 de maio de 2017

27.03.2017 - Segunda aula do Curso Espaço de Histórias: Formação do Contador de Histórias-Mediador do Livro e da Leitura Animada e Compartilhada

Ação pela Academia Brasileira de Contadores de Histórias - Sempre nas segundas-feiras (Quinzenal), com a inclusão de Oficinas Extras Curriculares. Curso de 18 meses de Formação.
A imagem pode conter: pessoas sentadas
 Heidi Penz, nova aluna do Curso #EspaçodeHistórias, esteve a conversar sobre suas experiências anteriores, voltadas à mediação de leitura, da época de sala de aula, também sobre suas vivências como narradora de histórias. 
 em seguida, foi convidada a fazer sua primeira mediação de leitura animada, após ouvir as orientações sobre o uso do livro na contação de histórias e sobre técnicas de mediação de leitura animada, voltada ao cultivo da prática leitora e dos de ouvir.
Na sua primeira participação: uma parada para exercitar o prática da #mediaçãodeleituraanimada. Entre uma parada e outras #intervenções, a #narradora começou sua entrada no buril da #prática da oralidade.
 As crianças sempre querem acompanhar suas mães. É só elas dizerem: "Hoje tem aula do Espaço de Histórias!"
Minha Afilhada encantada da ABCHAdriane Forster, na sequência, fez #mediaçãodeleituraanimada do Livro #EMENGARDAaBARATA, do Acadêmico Pierre André.
Seu segundo livro: Bichos De-Versos, também vem sendo trabalhado nas mediações de leitura.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna
Essa menina tem sete anos e já escreveu um livro, após ter iniciado com sua mãe, no curso. Ela se diverte ao participar do processo em todos os momentos. Seja na contação de história, seja na mediação de leitura animada. Ela sempre pede para estar ao lado dos narradores.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e sapatos
Esta jovem de 14 anos, também deseja ampliar suas competências na arte de mediação de leitura e contação de histórias. É maravilhoso ver pessoas do novo milênio a ligar o novo tempo de leitores aos tempos dos leitores do século passado.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna
A irmã da jovem anterior, já é professora e deseja se apoderar da prática da oralidade para melhor conduzir sua prática pedagógica a levar os saberes aos seus alunos, com mais encantamento no cultivo dos saberes escolares.
No Espaço de Histórias, a VIDA acontece sob o meu olhar, é a personificação de poesia a cada amanhecer. Como falou Manoel de Barras: "Poesia é um lugar onde a gente ainda pode fazer com que um absurdo seja uma sensatez".


Enquanto poucos estão vindo para este Espaço, muitos estão sendo beneficiados com as práticas  narrativas inovadas. E muitos encantamentos estão a acordar os fios da memória. Muitas memórias em ação.

Texto: Coordenação - Ministrante: Claudete T. da Mata